sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Arraste no Xcode para linkar

Para mostrar como faz a conexão entre os componentes visuais inseridos no storyboard e uma classe controller, fiz um pequeno vídeo de apenas 3 minutos para facilitar a visualização.

Inicialmente, o video mostra a criação de um novo projeto do tipo Single View, no qual o Xcode vai criar uma view e uma classe controller. O dispositivo de destino é o iPhone, mas poderia ser iPad ou universal.

Logo após, abrimos o storyboard e arrastamos um componente do tipo label e um componente do tipo Button. Depois dividimos a tela, deixando à mostra tanto o storyboard quando a classe controller. Feito isso, clica sobre o label e arrasta o mouse, segurando a tecla Control, até a classe controller. Isto faz o vínculo (outlet) do componente com a classe, bastante apenas dar um nome ao vínculo. O nome colocado no vídeo foi "label" e note no vídeo que foi criada uma @property. Após isso, temos que ir na classe .m e adicionar @synthesize label para poder criar os métodos "get" e "set" para a property criada.

Depois de vincular o componente label, o vídeo mostra o link para o componente Button. Desta vez, ao invés de criar um outlet foi criado uma Action, indicando que haverá um iteração. Isto acaba criando um método na classe controller. O nome que dei para o vínculo foi "clique". No arquivo .h ficou da seguinte forma:

- (IBAction)clique:(UIButton *)sender;

No arquivo .m ficou assim:

- (IBAction)clique:(UIButton *)sender {
    label.text = @"Olá mundo";

}


Note que o outlet "label" foi acessado dentro do método. O que mudamos nele foi o texto que vai ser exibido, que corresponde a propriedade text, mas poderíamos mudar muitas outras coisas, como cor, tamanho, posição, entre outras.

Não se preocupe ainda com a sintaxe do Objective-C. Farei alguns posts sobre ela nos próximos dias.

Até mais



Nenhum comentário:

Postar um comentário